Prof. Dra. Valeska Maria Zanello de Loyola

 

 

Os interesses de pesquisa da Profa. Dra. Valeska Zanello estão relacionados à área de Saúde mental e gênero (levando em consideração as interseccionalidades de raça e etnia). A professora desenvolve pesquisas sobre: a) Tecnologias de gênero (músicas, filmes, etc.) e constituição subjetiva;  b) adoecimento psíquico e saúde mental  de mulheres em sociedades sexistas como a brasileira, utilizando-se das categorias analíticas do dispositivo amoroso e materno; c) masculinidades e dispositivo da eficácia (casa dos homens e cumplicidades; imaginário erótico; e violências); d) Técnicas de intervenção em gênero; e) Violências (explícitas e implícitas) contra as mulheres; f) Educação não sexista.

 

Formação acadêmica:

·      Graduação em Psicologia, Universidade de Brasília, 1997

·      Graduação em Filosofia, Universidade de Brasília, 2005

·      Especialização em Psicopedagogia, UFRJ, 2000

·      Especialização em Filosofia e Existência, Universidade Católica de Brasília, 2007

·      Doutorado em Psicologia, Universidade de Brasília, 2005

·      Estágio de doutorado sanduíche, Université Catholique de Louvain, Bélgica, 2004

·      Atualização em Cultural Psychiatry, McGill, Canadá, 2016.

·      Pós-doutorado em Psicologia, UNESP, 2016-2017.

 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0163069128352529

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2531-5581

 

Afiliações institucionais:

·      Membro do Grupo Psicologia e Estudos de Gênero da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) (https://www.cadastro.anpepp.org.br/grupotrabalho/public)

 

Grupo de pesquisa:

·      Coordena o grupo de pesquisa "Saúde mental e gênero", no CNPQ

           

o   Página: https://saudementalegenero.wordpress.com/

o   Facebook: https://www.facebook.com/saudementalegenero/

o   Instagram: https://www.instagram.com/zanellovaleska/?hl=pt-br

 

Projeto de extensão:

·      Coordena e supervisiona, juntamente com o Núcleo Judiciário da Mulher/TJDFT, o projeto Maria da Penha vai à Escola, na parte de realização de oficinas com crianças e adolescentes da rede pública de ensino.

o   Trata-se de um projeto interinstitucional, coordenado pelo Núcleo Judiciário da Mulher/TJDFT, que tem como objetivo sensibilizar e educar gestores, diretores e professores da rede pública do DF no tema  sexismo e violência.  Além disso, visa realizar oficinas com crianças e adolescentes da rede pública, para trabalhar o tema das relações de gênero e violência contra meninas e adolescentes.

 

·      Grupos de psicoterapia grupal, em uma perspectiva feminista de gênero.

o   Trata-se de um projeto de atendimento psicoterápico, em grupo, para mulheres e homens (separados), usando a perspectiva teórica dos estudos feministas de gênero para se trabalhar os adoecimentos decorrentes do sexismo.

 

Pesquisas em andamento:

 

·      Saúde mental, gênero e interseccionalidades

O presente projeto tem como objetivo pesquisar como os dispositivos de gênero (amoroso e materno, para as mulheres; e de eficácia, para os homens) participam de vários fenômenos subjetivos, clínicos e sociais, tais como: parentalidades (não desejo de maternidade, mal estar na maternidade, mães agressoras- e paternidades), violências, obesidade, criminalidade, imaginário erótico, conflitos jurídicos, etc. Visa também comparar diferenças no que tange a gênero, raça, etnia, identidade e orientação sexual.