Os objetivos dos Laboratórios do PPG-PsiCC são:
1. Estabelecer condições para o desenvolvimento dos projetos de pesquisas dos docentes, discentes e pesquisadores associados;
2. Apoiar as atividades dos cursos de pós-graduação stricto senso;
3. Acolher alunos da pós-graduação e criar condições para o desenvolvimento de seus trabalhos de conclusão de curso;
4. Contribuir para a integração entre a pós-graduação e a graduação acolhendo alunos da graduação e iniciando-os nas atividades de pesquisa;
5. Apoiar atividades de formação profissional em nível de pós-graduação lato sensu, dentro de sua especialidade, contribuindo para a formação e o aprimoramento de profissionais da psicologia e de áreas afins;
6. Apoiar atividades de extensão na área de produção do conhecimento do Laboratório;
7. Apoiar atividades de ensino à distância na área de produção do conhecimento do Laboratório;
8. Estabelecer intercâmbios com pesquisadores, grupos de pesquisa e instituições de natureza diversa em âmbito regional, nacional e internacional visando o desenvolvimento de atividades conjuntas que contribuam para o enriquecimento das atividades do Programa.
Atividades dos Laboratórios:
– Grupos de estudo com alunos de pós-graduação e graduação;
– Orientação de pesquisa e atividades de pós-doutoramento;
– Orientações de teses e dissertações;
– Orientações de alunos de graduação em disciplinas de estágio e pesquisa;
– Orientação de alunos bolsistas dos Projetos de Extensão de Ação Continuada;
– Desenvolvimento de grupo de produção de trabalho com alunos da graduação e da pós-graduação;
– Participação em projetos de pesquisa interinstitucionais;
– Participação em eventos científicos – apresentação de trabalhos: docentes, alunos de pós-graduação e alunos de graduação;
– Realização de atividades de consultoria a órgãos públicos;
– Manutenção de Projetos de Extensão de Ação Continuada;
– Orientação de atividades de extensão na forma de supervisão de atendimento clínico à população, junto ao CAEP-Centro de Atendimento e Estudos em Psicologia.
Laboratório de Saúde Mental e Cultura
A meta geral do Laboratório é produzir conhecimento sobre questões contemporâneas em psicologia clínica: intervenção em crise e prevenção do suicídio; saúde e sofrimento psíquico ao longo do ciclo vital; questões de gênero e suas interações com a psicologia clínica; estudo da subjetividade, das psicoterapias, hipnose, corpo e religião. Outro objetivo fundamental é desenvolver estratégias específicas de avaliação e tratamento na clínica psicológica e metodologias individuais e grupais de prevenção e promoção em saúde mental.
Equipe:
- Marcelo da Silva Araújo Tavares – Coordenador
- Maurício da Silva Neubern
- Sheila Giardini Murta
Laboratório de Família, Grupos e Comunidade
A meta geral do Laboratório é produzir conhecimento sobre a complexidade da existência humana, em relação à família e à comunidade; investigar processos como a drogadição, a delinquência juvenil, a doença mental, a marginalização de crianças e de adolescentes, a inserção de deficientes físicos, a violência e o abuso sexual; desenvolver metodologias de prevenção e de promoção de saúde; contribuir para uma reflexão sobre o papel social do psicólogo e para a construção de novas possibilidades de intervenção e atuação em psicologia, a partir dos desafios colocados pela sociedade contemporânea.
Equipe:
- Silvia Lordello – Coordenadora
- Liana Fortunato Costa
- Maria Inês Gandolfo Conceição
- Pedro Costa
Laboratório de Psicanálise e Subjetivação
A meta geral do Laboratório é realizar estudos analíticos dos modos e processos de subjetivação da modernidade e contemporaneidade; estudar os fundamentos da psicanálise e suas inter-relações com a cultura, no aspecto de história do pensamento e dos produtos culturais, particularmente a arte e a literatura; compreender as transformações da teoria da sexualidade à teoria de Eros e suas implicações na compreensão e no tratamento da transferência na psicanálise; investigar a fantasia materna articulada à sexualidade feminina para pensar as transmissões fantasmáticas e inconscientes na formação psíquica do bebê.
Equipe:
- Carla Sabrina Xavier Antloga
- Daniela Scheinkman – Coordenadora
- Eliana Rigotto Lazzarini
- Luiz Augusto Monnerat Celes
- Márcia Cristina Maesso
Laboratório de Psicopatologia, Linguagem e Psicanálise
A meta geral do Laboratório é desenvolver pesquisas relacionadas aos atos de linguagem na situação psicoterapêutica; compreender processos psicopatológicos e de psicodiagnósticos; investigar políticas públicas em saúde mental, álcool e outras drogas e a adolescência em conflito com a lei e em medida de segurança; estudar as relações de gênero e saúde mental; pesquisar a psicologia clínica e suas relações com a neurociência; pesquisar a intervenção em psicanálise com crianças e famílias, as psicopatologias da primeira infância (autismo e psicoses na infância); estudar a intervenção precoce em crises psicóticas e correlatas e a promoção em saúde mental; estudar processos psicopatológicos na adolescência e suas relações com a violência.
Equipe:
- Deise Matos do Amparo
- Francisco Martins
- Ileno Izídio da Costa
- Valeska Zanello – Coordenadora
Laboratório PRODEQUI: Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas
O PRODEQUI tem como meta contribuir para a evolução da abordagem científica das questões referentes à Dependência Química e ao envolvimento do ser humano com as drogas. No contexto da Psicologia Clínica, privilegia o estudo da dimensão do sofrimento do sujeito, da família ou dos demais contextos onde o abuso de drogas se expressa, com vistas a construir bases teórico-metodológicas para intervenções tanto preventivas como terapêuticas na área. A problemática das drogas/álcool é entendida em uma perspectiva da complexidade e da leitura sistêmica. O tema das dependências químicas remete inevitavelmente à busca de interfaces com diversas áreas do conhecimento científico e à construção de propostas multi, inter e transdisciplinares.
Equipe:
- Liana Fortunato Costa
- Maria Inês Gandolfo Conceição
- Pedro Henrique Antunes da Costa – Coordenador
Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida
O LabPAM, vinculado ao Instituto de Psicologia (IP), realiza atividades que incluem discussão epistemológica da pesquisa científica, construção, validação e adaptação de instrumentos de pesquisa, estudos de técnicas e processos de psicologia social, avaliação de programas sociais e de políticas públicas, e aplicação desses métodos e técnicas na gestão de recursos humanos e na clínica. Com o uso de abordagens quantitativas e qualitativas adota orientações teóricas da psicologia clínica, social, da educação e da psicometria.
Equipe:
- Carlos Manoel Lopes Rodrigues
- Cristiane Faiad – Coordenadora
- Fabio Iglesias
- Sérgio Eduardo Silva de Oliveira