Linhas de Pesquisa

Linha: Processos Interacionais no Contexto do Casal, da Família, do Grupo e da Comunidade

Estudos relativos aos processos interacionais e terapêuticos dos casais, das famílias, dos grupos e das comunidades no intuito de compreender questões como as violências conjugais e familiares; o abuso sexual de crianças e adolescentes; a problemática das dependências químicas; e a marginalização social dos sujeitos, grupos e comunidades. O enfoque teórico abrange, sobretudo, as Teorias Sistêmicas, Sistêmica Feminista, Psicodramática, Teorias da Complexidade, Construtivismo, e Construcionismo Social.

Profa. Dra. Maria Inês Gandolfo Conceição

Profa. Dra. Liana Fortunato Costa

Prof. Dr. Pedro Henrique Antunes Costa

Profa. Dra. Isabela Machado da Silva

Profa. Dra. Silvia Renata Lordello 

Linha: Psicanálise, Subjetivação e Cultura

Reflexão psicanalítica sobre a constituição do sujeito como processual e imbricada, de forma indissociável, à cultura. A psicanálise é problematizada tanto como prática clínica de subjetivação, na singularidade de cada sujeito, quanto como teoria e crítica da cultura. Os modos de subjetivação na cultura são investigados em suas perspectivas históricas e sociais. Explora questões entre produções culturais e teoria e clínica psicanalítica, privilegiando o terreno da história, da crítica da cultura, da arte e da literatura.

Profa. Dra. Carla Sabrina Xavier Antloga

Profa. Dra. Daniela Scheinkman

Profa. Dra. Eliana Rigotto Lazzarini

Prof. Dr. Luiz Augusto Monnerat Celes

Profa. Dra. Marcia Cristina Maesso

Linha: Psicopatologia, Psicoterapia e Linguagem

“Lócus” de criação de trabalhos sistemáticos nos terrenos da psicoterapia, da psicanálise e da psicopatologia. O objetivo comum aos projetos é o entendimento do campo da psicopatologia a partir de uma perspectiva filosófica, psicológica, médica, familiar e psicanalítica voltados para a construção de um conhecimento integrativo as realidades inerentes à saúde mental, contemplando o intrapsíquico e o relacional, os sofrimentos psíquicos graves, tais como psicoses, autismos, transtornos de personalidade perpassando o ciclo vital do bebê ao adolescente e à vida adulta.

Profa. Dra. Deise Matos do Amparo

Prof. Dr. Ileno Izídio da Costa

Profa. Dra. Katia Cristina Tarouquella Rodrigues Brasil

Profa. Dra. Valeska Zanello

Linha: Saúde Mental e Cultura

Avaliação, intervenção e prevenção em Saúde Mental e envolve estudos de fenômenos sociais e da cultura em sua relação com o sofrimento psíquico e a saúde mental, seja do ponto de vista individual ou das interações interpessoais. Dentre os temas estudados estão: desenvolvimento de habilidades sociais; questões de gênero, envelhecimento, avaliação e diagnóstico, intervenção em crise e prevenção do suicídio, a interação entre psicologia e espiritualidade, como também entre hipnose, clínica e cultura. Metodologias qualitativas e quantitativas são utilizadas em uma perspectiva clínica.

Profa. Dra. Cristiane Faiad

Prof. Dr. Fabio Iglesias

Prof. Dr. Mauricio da Silva Neubern

Prof. Dr. Sergio Eduardo Silva de Oliveira

Profa. Dra. Sheila Giardini Murta

Linha: Psicologia da Saúde e Processos Clínicos

Aplicação e avaliação de princípios teóricos, métodos e técnicas da Psicologia da Saúde em promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento, reabilitação e políticas públicas. Investigações de natureza interdisciplinar e multimetodológica sobre processo saúde-doença nos planos pessoal, grupal, comunitário e institucional em diversos contextos socioculturais. Entre as temáticas, destacam-se: processos clínicos em ambientes de cuidados; comunicação em saúde; qualidade de vida e resiliência em condições adversas e cronicidades; produção de tecnologias de intervenção, formação e ensino na saúde.

Profa. Dra. Elizabeth Queiroz

Profa. Dra. Eliane Maria Fleury Seidl

Profa. Dra. Larissa Polejack Brambatti

Profa. Dra. Marina Kohlsdorf

 

Pular para o conteúdo