Mestrado Acadêmico e Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPG-PsiCC), vinculado ao Departamento de Psicologia Clínica (PCL), do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de Brasília (UnB) é constituído pelos cursos de Pós-Graduação stricto sensu de Mestrado Acadêmico e Doutorado.

Os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado são articulados entre si, tendo por objetivo a formação de pesquisadores e docentes para o ensino superior e para a atuação em instituições públicas ou privadas nas quais sejam necessários o conhecimento científico, os métodos e as aplicações da Psicologia Clínica.

O Curso de Mestrado Acadêmico tem por objetivos promover a formação e a competência científicas em Psicologia Clínica e Cultura. Ao concluir o curso, o aluno receberá o título de Mestre em Psicologia Clínica e Cultura.

O Curso de Doutorado tem por objetivo aprofundar a competência científica e a capacidade de elaboração teórica e de implementação do conhecimento em Psicologia Clínica e Cultura. Ao concluir o curso, o aluno receberá o título de Doutor em Psicologia Clínica e Cultura.

MESTRADO

O curso de Mestrado Acadêmico, incluindo a dissertação, pode ser concluído no prazo mínimo de 12 e máximo de 24 meses.

Para obter o diploma de Mestre, o aluno deverá cumprir 24 créditos (360h) de disciplinas, ter produção acadêmica (artigo ou capítulo de livro) qualificada, ter o projeto de tese aprovado por banca de qualificação, escrever uma tese autoral e ter o trabalho aprovado por banca examinadora. A seguir, há um fluxograma sugestivo acerca do percurso acadêmico no Mestrado. Cabe destacar que o fluxo apresentado a seguir é uma sugestão e pode não ser aplicável, a depender da nateureza da dissertação e das indicações dos orientadores.

DOUTORADO

O curso de Doutorado, incluindo a tese, pode ser concluído no prazo mínimo de 24 e máximo de 48 meses.

Para obter o diploma de Mestre, o aluno deverá cumprir 36 créditos (540h) de disciplinas, ter produção acadêmica (artigo ou capítulo de livro) qualificada, escrever uma tese autoral e ter o trabalho aprovado por banca examinadora. A seguir, há um fluxograma sugestivo acerca do percurso acadêmico no Doutorado. Cabe destacar que o fluxo apresentado a seguir é uma sugestão e pode não ser aplicável, a depender da nateureza da dissertação e das indicações dos orientadores.