O Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPG PsiCC) convida a comunidade do Instituto de Psicologia para o CICLO DE PALESTRAS NA SEMANA DA PSICOLOGIA, cuja a palestrante será a Minna Lyons, PhD Liverpool John Moores University, UK.
A Professora Visitante (CAPES PrInt) do PPG-PsiCC, Minna Lyons é professora de Psicologia Forense na Liverpool John Moores University, no Reino Unido. Seus interesses de pesquisa e ensino estão amplamente nos campos da psicologia forense, social, clínica, evolutiva e da personalidade.
Numa série de palestras e workshops, Minna apresentará e discutirá teorias e pesquisas sobre diversos tópicos (por exemplo, detecção de mentiras, a Tríade Sombria da personalidade, psicologia clínica crítica, a abordagem do espectador para a prevenção da violência e questões em torno da interseccionalidade/descolonização). Os participantes são incentivados a discutir e compartilhar ativamente seus pontos de
vista e experiências.
PROGRAMAÇÃO
26 de agosto – 10:00-12:00
Workshop sobre Detecção de Mentiras (Psicologia Forense)
27 de agosto – 14:00-16:00
Introdução à Tríade Sombria da Personalidade: Apresentação e Discussão (Psicologia da Personalidade)
28 de agosto – 10:00-12:00
Discussão crítica sobre diagnóstico em saúde mental e o modelo biomédico (Psicologia Clínica)
29 de agosto – 10:00-12:00
Prevenção da violência – abordagens diversas no Sul Global e no Norte Global
30 de agosto – 10:00-12:00
Workshop sobre a importância da interseccionalidade e da decolonização da pesquisa e das intervenções
Local
Sala AT 141, Auditório do IP
Observação:
As palestras serão ministradas em espanhol e ou terão tradutores, quando
necessário
1) Workshop sobre Detecção de Mentiras
De modo geral, as pessoas são notavelmente ruins em detectar mentiras por diversas razões (por exemplo, inconsistência nas pistas de mentiras). No entanto, é possível aprender múltiplas pistas que podem ser usadas para detectar mentirosos com sucesso, especialmente em casos de mentiras emocionais e de alto risco (por exemplo, casos de pessoas desaparecidas). Neste workshop, você será apresentado a pesquisas acadêmicas sobre mentiras de alto risco. Você aprenderá sobre pesquisas em detecção de mentiras e desenvolverá estratégias para identificar mentirosos. Praticaremos em exercícios que incluem casos reais de assassinato/desaparecimento
de pessoas.
2) Introdução à Tríade Sombria da Personalidade: Apresentação e Discussão
A Tríade Sombria (ou seja, maquiavelismo, narcisismo e psicopatia) é uma constelação de traços de personalidade amplamente estudada. Embora essas características sejam consideradas socialmente aversivas, elas também podem trazer múltiplos benefícios. Nesta palestra, apresentarei o conceito da Tríade Sombria e discutirei algumas das minhas investigações nessa área. Além disso, teremos uma discussão crítica sobre a Tríade Sombria no contexto do Brasil – será que ela é válida também fora dos países de língua inglesa?
3) Discussão crítica sobre diagnóstico em saúde mental e o modelo biomédico
O modelo ocidental predominante de doença mental é que ela se assemelha a qualquer outra doença que deve ser diagnosticada e tratada com medicamentos psicotrópicos. Essa abordagem também colonizou grande parte do mundo não ocidental. No entanto, há uma crítica crescente contra o diagnóstico e o modelo biomédico por parte de ativistas com experiência vivida, pesquisadores e profissionais. Nesta sessão, discutiremos e debateremos o diagnóstico e o modelo biomédico à luz da história, do envolvimento da indústria farmacêutica e do estigma.
4) Prevenção da violência – abordagens diversas no Sul Global e no Norte Global
Nesta sessão, farei uma breve introdução à abordagem de espectadores na prevenção de violência baseada em preconceitos (por exemplo, gênero/identidade de gênero, orientação sexual, raça/etnia). A violência não ocorre em um vácuo social, mas é frequentemente testemunhada por outras pessoas (ou seja, os espectadores) que têm o poder de intervir antes, durante e após os incidentes. No entanto, eles muitas vezes não ajudam devido a várias barreiras. Durante a sessão, apresentarei brevemente nossos projetos sobre espectadores em diferentes partes do mundo (por
exemplo, Brasil, Colômbia, Finlândia, Guatemala). Em seguida, discutiremos ideias sobre o envolvimento de espectadores em casos de violência no Brasil e faremos um brainstorming de diferentes abordagens de intervenção adequadas para esse contexto.
5) Workshop sobre a importância da interseccionalidade e da decolonização da pesquisa e das intervenções
Neste workshop falaremos sobre interseccionalidade, bem como a importância da descolonização de pesquisas e intervenções. Examinaremos diferentes estudos de caso à luz da interseccionalidade e da colonização e colaboraremos em exercícios do kit de ferramentas de interseccionalidade das Nações Unidas. Os participantes são incentivados a refletir criticamente e discutir seus próprios projetos.