Professores do PPG-PsiCC recebem condecoração do Exército Brasileiro

A Profa. Dra. Cristiane Faiad e o Prof. Dr. Sérgio Eduardo Silva de Oliveira, docentes do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPG-PsiCC), receberam na quinta-feira da semana passada (22/08/2024) a Medalha Exército Brasileiro pelas contribuições feitas à referida instituição por meio da construção do Sistema de Avaliação para Seleção Profissional do Exército Brasileiro (SASPEB).

A Medalha Exército Brasileiro, instituída pela Portaria nº 219, de 14 de março de 2016, normalizada pela Portaria nº 559, de 9 de junho de 2020, destina-se a distinguir cidadãos e instituições civis, brasileiras ou estrangeiras, além de integrantes de outras forças armadas e suas organizações militares que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.

A Prof. Dra. Cristiane Faiad, responsável pela coordenação geral do projeto, além de todos os trabalhos administrativos e científico-metodológicos associados a uma pesquisa de tamanha magnitude, imprimiu no SASPEB sua vasta experiência em concursos públicos, fazendo com que o sistema esteja adequado ao contexto e seguro juridicamente. Por sua vez, o Prof. Dr. Sérgio Oliveira, além de ter atuado como o gestor do projeto, teve um papel ativo na operacionalização da pesquisa, garantindo que os processos empregados resultariam em um sistema psicometricamente sólido. Ambos os docentes trabalharam de forma complementar no SASPEB, concretizando o significado da palavra equipe. Os conhecimentos, habilidades, competências e experiências dos dois docentes, somados à força de trabalho de discentes da pós-graduação (mestrandos e doutorandos) e da graduação resultaram nesse produto inédito no Brasil. Essa parceria da Universidade de Brasília com o Exército Brasileiro fez com que essa fosse a primeira instituição Brasileira a ter uma bateria de testes psicológicos privativos para uso nos processos seletivos.

A Medalha Exército Brasileiro foi conferida aos professores do PPG-PsiCC pelo Comandante do Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAEx), o Tenente-Coronel Ektor Simon Monteiro Indá. Além dos professores do PPG-PsiCC, também foi homenageado o Prof. Dr. Ricardo Primi, da Universidade São Francisco (USF).

A seguir estão algumas fotos do evento, incluindo foto com o Tenente Coronel Ferreira Pinto, que atuou ativamente na gestão do projeto por parte do CPAEx e a Tentente Patrícia, que atuou na equipe executiva do projeto por parte do CAPEx.

as