A Psicologia Clínica é um campo centenário do conhecimento e de intervenção em Saúde Mental.

Ao longo de todo o século XX ela se ampliou e diversificou, exercendo importante papel no terreno cultural e tecendo diálogos de peso com todo o leque das ciências humanas: Filosofia, Antropologia, Sociologia, História, Linguística, Psiquiatria, Pedagogia, Teoria e Crítica das Artes, etc. Hoje, a Psicologia Clínica deve assumir tal inserção cultural e debate multidisciplinar como constitutivo e construtor de suas reflexões teóricas e metodológicas, bem como de sua práxis.

O eixo teórico-metodológico voltado para a inserção na cultura e o diálogo multidisciplinar constitui o diferencial do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPGPsiCC). O Programa oferece os cursos de Doutorado e Mestrado Acadêmico.

O Programa apresenta uma notável diversidade de abordagens em Psicologia Clínica. Contempla uma reflexão rigorosa tanto sobre seu embasamento epistemológico e opções metodológicas quanto acerca de sua inserção na cultura e na sociedade. Uma estreita articulação entre atividades de ensino, pesquisa e extensão constitui outra característica fundamental do PPGPsiCC.