Profª. Drª. Deise Matos do Amparo

 

A Profª. Drª. Deise Matos do Amparo tem interesse em pesquisas sobre a  Psicopatologia Psicanalítica; Maternidade  e Vínculos Primários; Adolescência e Violência; Dispositivos Clínicos; Avaliação Psicológica com Métodos Projetivos (Escola de Paris). Desenvolve pesquisas sobre as patologias do ato (abuso sexual, homicídio, escarificação), depressão, funcionamentos limites, psicose e saúde mental. A maternidade e os vínculos primários nas psicopatologias.  Pesquisa a adolescência na relação com as violências e os dispositivos clínicos para intervenção em contextos da saúde mental e da justiça. Desenvolve pesquisa com  métodos projetivos (Rorschach e TAT - Escola de Paris).

 

Formação acadêmica:

·      Graduação em Psicologia, Universidade de Brasília, Brasil, 1989

·      Mestrado em Psicologia Clínica,  Universidade de Brasília, Brasil,1996

·      Doutorado em Psicologia, Universidade de Brasília, UnB, Brasil, 2002

·      Estágio  de Doutorado Sanduiche,  Université de Picardie Julies Verne, França, 2002

·      Pós-Doutorado,  Université Sorbonne Paris Decartes, França, 2009

·      Pós-Doutorado,  Université Sorbonne Paris 13 Paris 13 França, 2016

 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3460390140349596

Bolsista produtividade em Pesquisa CNPq – Nível 2

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4155-9559

 

Afiliações institucionais:

 

·  Membro do Conselho Consultivo: ASBRO: Associação Brasileira de Rorscahche Métodos Projetivos: https://www.asbro.org.br/diretoria-e-conselho-consultivo

·  Membro representante do Brasil no Réseau International de Recherche: Méthodes projectives et psychanalyse https://www.reseaumpp.org/Delegues/fr

·  Chercheurse associée - URTTP –Paris 13 https://utrpp.univ-paris13.fr/chercheurs-associes/

 

Projetos de extensão:

 

PROJETO 1. “Intervenção Clínica e Psicossocial no Contexto de Saúde Mental”. Coordenado pela Profª. Drª. Deise Matos do Amparo, este projeto visa promover a experiência da atuação no contexto de saúde mental considerando as diferentes práticas de intervenções da psicologia clínica e seus dispositivos no contexto institucional da atenção psicossocial. Busca-se o aprimoramento teórico e o desenvolvimento de habilidades práticas clínicas institucionais que contemple as especificidades  da teoria e  da prática  clínica nesse contexto,  bem como, seus aspectos  ético-filosóficos e políticos. O projeto tem  alunos de extensão vinculados que realizam atividades nas oficinas e nos dispositivos terapêuticos do CAPS PARANOÀ, uma região de alta vulnerabilidade do DF.

  

PROJETO 2. “VIPAS  - Violências e Psicopatologias na Contemporaneidade: Diagnóstico e Intervenção Clínica”. Coordenado pela Profª. Drª. Deise Matos do Amparo, esse projeto agrega alunos de Extensão e de estágio para ao atendimento , individual em grupo , familiar e médico de patologias envolvendo auto e hetero agressividade e suicídio. – parceria CAEP/HUB –O projeto tem alunos  de estágio vinculados,  alunos de extensão e atende pacientes encaminhados do HUB e da comunidade  interna da UNB com hipótese diagnóstica de funcionamento limite.

 

PROJETO 3. COLETIVOS ON LINE. Este projeto Coletivo On line – Coll Psi (Amparo, 2020), Projeto de Extensão. Aprovado no Edital da Universidade de Brasília, nomeado pelo Ato da Reitoria n. 00459/2020 – visa desenvolver Ações Transdisciplinar em Saúde Mental On-line, por meio de grupos/coletivos de fala e intervenções focais individuais para populações vulneráveis à Covid-19; propor solução progressive web app que facilite o acesso a participação nos serviços remotos de saúde mental; oferecer  práticas de manutenção da saúde integral on line; desenvolver ações de informação e divulgação  sobre o modelo de intervenção.  Os beneficiários do projeto são profissionais de saúde, idosos e  universitários em situação de vulnerabilidade. O trabalho desenvolvido nos grupos de  atenção em saúde mental para os profissionais de saúde  segue o referencial teórico do modelo do Grupo Balint (1996).  Para o grupo de idosos foi organizado um dispositivo de grupo em saúde mental na perspectiva dos trabalhos psicanalíticos de Winnicott (1975),  visando o  acolhimento e  holding em situações extremas. 

 

 

Pesquisas em andamento:

 

PROJETO 1.“Intervenção clínica e avaliação psicológica de jovens em situação de vulnerabilidade psíquica nos contextos da justiça e da saúde: Clinical intervention and psychological evaluation of young people in situations of psychic vulnerability in the context”.  A Profª. Drª. Deise Matos do Amparo coordena essa pesquisa que  tem como objetivo implementar dispositivos clínicos (psicoterapêuticos e de mediação) e analisar estratégias de atenção em saúde mental no contexto da saúde e da justiça para jovens e adolescentes  na clínica de extrema vulnerabilidade psíquica, caracterizada por atuações auto agressivas (escarificação, tentativa de suicídio) e hetero agressivas (homicídio, abuso sexual); além de compreender e descrever, por meio de estudos de casos clínicos e da avaliação psicológica (Métodos Projetivos – Escola de Paris), o funcionamento psíquico desses adolescentes, os processos de mediação e sua evolução clínica, visando a construção de práticas integradoras em saúde mental e a diminuição dos fatores de risco na adolescência. (Apoio –CNPq).

  

PROJETO 2: “VAPS-harcèlement : Vulnérabilités Adolescentes et Prévention Secondaire du harcèlement chez les adolescents victimes : étude des vulnérabilités psychiques et familiales et des prises en charge”.  A Profª. Drª. Deise Matos do Amparo participa dessa pesquisa internacional exploratória e de intervenção coordenada por Marjorie Roques, que  inclui dois objetivos : 1. Avaliação Psicológica de jovens que foram vítimas de bulling; 2. A avaliação de dispositivos de cuidados dos jovens.

 

PROJETO 3. “Adolescência violência e traumatismo: dimensões psíquicas e sociais”

Essa pesquisa coordenada pela Profª. Drª. Deise Matos do Amparo tem como objetivos investigar o funcionamento psicodinâmico e subjetivo dos adolescentes em situação de violência; investigar a natureza das relações de apoio (parental e de instituições de referência); analisar a relação entre violência atuada, traumatismo e apoio parental; identificar contribuições para a intervenção clínica com essa população.

 

Sub-projeto: Estudo internacional integrado: “Etude comparée du fonctionnement psychique des adolescents auteurs d’hétéro-agressions (agressions sexuelles) et d’auto-agressions (ts, scarifications). modalités identificatoires et traitement des pulsions”. Este projeto visa investigar o funcionamento e a dinâmica psíquica dos adolescentes autores de auto e hetero agressão, considerando aspectos psicopatológicos, psicodinâmicos e interculturais investigados pelos métodos projetivos (Rorschach e TAT - Escola de Paris).  Pretende-se compreender os processos de mentalização e simbolização, o modo de tratamento das excitações pulsionais, as modalidades de representações e afetos e os processos identificatórias, reconhecendo a intersecção com as dimensões somáticas e subjetivas vivamente solicitadas nas transformações pubertárias. 

 

PROJETO 4. CAPES PRINT: “Psicologia Clínica e Cultura: Intervenções e Treinamento Profissional “

Este projeto  coordenado pela Profª. Drª. Deise Matos do Amparo agrega professores do PPG-PsiCC com ações e projeto de pesquisas em colaboração com instituições e professores do exterior. 

 

 

Projeto de pesquisa em implementação:

 

PROJETO 1. “Maternidade,  parentalidade e vínculos”. Esse estudo coordenado pela Profª. Drª. Deise Matos do Amparo tem como objetivo abordar  questões relativas  a maternidade, as falhas na construção dos envelopes psíquicos e as consequências somatopsíquicas no bebê,  por meio de estudos comparativos qualitativos e multimetodológicos (Entrevistas, e Métodos Projetivos – Rorschach e TAT – Escola de Paris).

 

Sub-projeto: Estudo internacional integrado: “Proxima: Acces a la Maternite et Facteurs de Risque chez une Population non Consultante: Etude Exploratoire Longitudinale et Prospective”. A Prof.  Drª. Deise Matos do Amparo participa desse estudo coordenado pro Rose-Angelique Belot que tem por objetivo caracterizar distúrbios psíquicos ligados a maternidade em mulheres primíparas e não consultantes por meio de estudos multimetodológicos quantitativos e qualitativos.