Profa. Dra. Carla Sabrina Xavier Antloga

Os interesses de pesquisa da Profa. Dra. Carla Antloga envolvem os temas do Trabalho Feminino, Psicodinâmica do Trabalho e Qualidade de Vida no Trabalho. Referente ao trabalho feminino, o interesse é pesquisar as interseccionalidades que envolvem o fazer das mulheres e o fazer atribuídos às mulheres, em articulações com classe, raça e diferentes contextos de trabalho. No que toca a psicodinâmica do trabalho, busca-se compreender a relação de trabalhadores e trabalhadoras com o real do trabalho, investigando estratégias de defesa, de mobilização e as implicações subjetivas decorrentes desse processo. Por fim, sobre a temática da qualidade de vida no trabalho, pretende-se avaliar e propor ações em Qualidade de Vida no Trabalho, com viés preventivo, considerando a interseccionalidade nas organizações.

Formação acadêmica:

·      Graduação em Psicologia pela UnB em 2001

·      Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, UnB, 2003.

·      Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, UnB, 2009.

·      Pós-doutorado na Universidade de São Paulo, em andamento

Currículo lattes:http://lattes.cnpq.br/1693120835730857

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4105-6708

Grupo de pesquisa:

Pesquisas em andamento:

1.     Vadiagem e trabalho em tempos de pandemia

Breve descrição: O objetivo da pesquisa é analisar como a pandemia se vincula à percepção de produtividade e vadiagem, com recortes de raça e gênero.

Nível: Orientação

2.     Psicodinâmica do trabalho, gênero e raça: questões para repensar a teoria

Breve descrição: O objetivo é discutir como o reconhecimento, enquanto categoria analítica para a psicodinâmica do trabalho, carece de fundamentos que considerem elementos como raça e gênero.

3.     Formação do psicólogo brasileiro e masculinidades

Breve descrição: O objetivo é avaliar o envolvimento dos psicólogos brasileiros com a temática de masculinidade em termos de formação e produção científica.

4.     Mulheres Imigrantes hispano falantes e subjetivação no trabalho

Breve descrição: O objetivo é investigar como a imigração e o gênero participam do processo de subjetivação no trabalho de trabalhadoras imigrantes hispano falantes.

5.     Gestoras e educação pública no DF

Breve descrição: O objetivo é avaliar a participação de mulheres na gestão dos serviços públicos de educação do Distrito Federal, investigando o fenômeno do “teto de vidro” e demais dificuldades enfrentadas pelas mulheres.

6.     Empreendedorismo feminino e psicodinâmica do trabalho

Breve descrição: O objetivo é avaliar os processos de subjetivação no trabalho vinculados à atividade de empreendedorismo realizada por mulheres.

7.     Psicodinâmica do Trabalho e liderança feminina

Breve descrição: O objetivo é verificar como os processos de liderança compõe os processos de subjetivação de mulheres em cargos de gestão.

8.     Dispositivo materno e Covid_19

Breve descrição: O objetivo é avaliar como o dispositivo materno se relaciona às percepções de mulheres mães acerca do trabalho e da maternidade.

Nível: Colaboração

9.     Amamentação e trabalho

Breve descrição: O objetivo é avaliar os impactos do retorno ao trabalho no processo de lactação materno-infantil

Nível: Coordenação