Prof. Dr. Francisco Moacir de Melo Catunda Martins

 

Professor Emérito da Universidade de Brasília, Psicólogo Clínico, Psiquiatra e Psicanalista, dedica-se ao campo da clínica, em especial a Psicopatologia, a Psicanálise, a Psicoterapia, a Saúde Mental e temas que toquem a linguagem, atos de fala, metáfora, placebo e processos de cura. Publicou recentemente As Metáforas de Freud Vol. I e II; Ensaios de Sintomas Simbólicos. 

 

 

Formação acadêmica:

·      Graduação em Medicina, Universidade de Brasília, 1977.

·      Graduação em licenciatura em Psicologia, Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB), 1979.

·      Graduação em Psicologia, Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB), 1979.

·      Especialização em Psiquiatria Clínica, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, 1979.

·      Especialização em Psiquiatria, Residência Médica, Serviço de Saúde Mental Hospital Universitário Sobradinho-DF (UISS), Universidade de Brasília, 1979.

·      Mestrado em Psicologia, Universidade de Brasília, 1982.

·      Mestrado em Licence Complementaire en Psychologie, Université Catholique de Louvain, UCL, Bélgica, 1984.

·      Doutorado em Psicologia, Université Catholique de Louvain, UCL, Bélgica, 1986.

·      Pós-Doutorado, Université Catholique de Louvain, UCL, Bélgica (1997-1998 e 2004), University of Kent (2006).

 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4006667017652862

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5714-2382

 

Afiliações institucionais:

·      Professor Emérito da Universidade de Brasília e Membro da Academia de Letras de Brasília

 

Linha de Pesquisa

·      Psicopatologia, Psicoterapia e Linguagem

Essa linha de pesquisa é um locus de criação dos meios que viabilizem o trabalho sistemático nos terrenos da psicoterapia, da psicanálise e da psicopatologia. Os diversos projetos de pesquisa variam de objeto específico, mas possuem um tema em comum - a psicopathologia - e um campo teórico-metodológico compartilhado por todos os pesquisadores - a filosofia, a psicologia clínica, a psicoterapia e a linguagem. O objetivo comum aos projetos é o entendimento de como se constitui o campo da psicopathologia a partir de uma perspectiva filosófica, psicológica, médica, familiar e psicanalítica. Privilegia-se o estudo da linguagem cotidiana, pois é através dela que se pode ter acesso às dimensões psicológicas e fenomenológicas clássicas do ser humano. Esta linha de pesquisa contempla, portanto, pesquisas e estudos que abordam o sofrimento psíquico humano de uma perspectiva inter, multi e transdisciplinar. Para tanto, realiza estudos e pesquisas voltados para a construção de um conhecimento o mais integrativo possível das realidades inerentes à psicopatologia humana, do bebê à vida adulta, contemplando o intrapsíquico e o relacional, em especial os geradores de sofrimentos psíquicos graves, tais como psicoses, autismos, transtornos de personalidade, necessidades especiais (dentre outros) de bebês, crianças, adolescentes, adultos e famílias. Contempla também os princípios básicos da promoção da saúde mental preconizados pela Organização Mundial de Saúde. 

 

Pesquisas em Andamento:

1.     Pulsão e verbo na obra de Freud e de Gustave Guillaume
Elucidar o conceito freudiano de pulsão e demonstrar sua relação na linguagem com o verbo é o objetivo geral do presente projeto. Como concepção geral de fundo as teorias da ação se fazem presente tanto para explicar o conceito de pulsão quanto o de verbo. Investigaremos na obra freudiana os principais momentos que estão concebidos os conceitos de pulsão e verbo. Trieb, pulsão, inicialmente, é palavra do cotidiano em alemão, mas passo a passo ela se torna nocional (Begrieff). Em seguida, o entendimento de Freud sobre a linguagem e especificamente o verbo, enquanto elemento gramatical que porta a ação na linguagem, será examinado na obra freudiana tanto na metapsicologia quanto em exemplos clínicos. Buscaremos demonstrar que o verbo é o elemento gramatical que porta a representação da pulsão. Ato contínuo, utilizaremos a teoria do linguista Gustave Guillaume que desenvolveu em detalhes e a teoria dos atos de linguagem mais elaborada e esquecida das teorias que estudamos até hoje. Apresentamos no presente projeto todos os textos de Freud e de Guillaume bem como dos principais autores interlocutores que nos ajudarão nesta construção comum. Os dois autores em foco partilham a ideia que a mente se organiza através da linguagem e tem seu dinamismo por conta da pulsão (Freud) e do verbo (Guillaume). No pensamento, na fala e na escrita mostraremos que o verbo é o principal representante psíquico da pulsão. O estudo diferenciado das duas teorias permitirá a formação docente pós-graduada, discente a aprofundar critérios para uso delas, articulando melhor a teoria com a prática, dando assim, continuidade a linha de pesquisa 'Linguagem e Psicopatologia'. O estudo permitirá análises de corpus discursivos que contemplem os dinamismos psicanalíticos da linguística de Guillaume. O estudo específico da articulação verbo - pulsão nos levará necessariamente a sermos introduzidos na experiência temporal que somente a flexão do verbo nos traz. Desta maneira, pretendemos reintroduzir cum granus salis o tempo como tópico fundamental para toda e qualquer clínica, inclusive a de Freud. Palavras Chaves: Psicanálise, Linguagem, Verbo, Gramática, Psicopatologia. 

2.     A Metáfora em Freud (1892-1900): Dos Estudos Pré-psicanalíticos a Interpretação dos Sonhos

Elucidar como a metáfora se apresenta e contribuiu para a constituição da teoria e o campo psicoterapêutico na obra inicial de Freud é o fito da presente pesquisa. Visa explicitar e diferenciar com os conhecimentos atuais como a metáfora se apresenta em textos princeps freudianos. Para tanto será realizada exegese dos textos compreendidos entre 1892 e 1900, com atenção para o texto original em alemão e suas traduções em inglês e para o português. Apresentamos os principais tópicos, a lista das metáforas já levantadas e a análise redigida de duas metáforas como exemplo dos produtos a serem alcançados. As metáforas serão examinadas e desenvolvidas tanto nas suas relações biográficas, quanto com o Zeitgeist e com relação às principais teorias que emergiram durante os 109 anos seguintes a Interpretação dos Sonhos. Fez-se um estudo preliminar exploratório e pretende-se estender o trabalho e o método para as mais de trinta e cinco metáforas listadas e as que coletaremos ainda na Interpretação dos Sonhos. Os principais modelos de captação de dados para exegese e interpretação dos textos são apresentados bem como o método e procedimento adotado. Pretende-se a análise e redação com a interpretação das metáforas compreendidas na obra de Freud entre 1892 e 1900. O estudo diferenciado das metáforas permitirá a formação docente pós-graduada, discente e aprofundar critérios para uso delas, articulando melhor a teoria com a prática. O estudo específico das metáforas de Freud pretende ser uma contribuição que ainda não foi realizada de maneira sistemática e que cubra temática central no campo psicanalítico e psicoterapêutico. Contribuirá também para diferenciar critérios exegéticos em pesquisas que se utilizem da argumentação, tornando este campo mais renovado e explicitado.