Prof. Dr. Luiz Augusto Monnerat Celes

Psicanalista; psicólogo, especialidade em Psicologia Clínica; doutor em Psicologia (Psicologia Clínica) (PUC-Rio, 1991), pós-doutorados (UCL, Bélgica, 1996; PUC-SP, 2003; PUC-Rio, 2010). Pesquisador colaborador sênior Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PCL-IP-UnB), Professor titular aposentado do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília, tendo atuado na graduação e pós-graduação estrito senso e lato seno; participou e ou participa de Conselho Editorial de algumas revistas especializadas. Tem experiência na área da Psicanálise, e se interessa principalmente pelos seguintes temas: clínica psicanalítica, temporalidade, sexualidade, pulsão, Freud e processos de subjetivação. Desenvolve atendimento clínico psicanalítico.

Formação acadêmica

·      Graduação em psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), 1976;

·      Mestrado em psicologia, Universidade de Brasília (UnB), 1984;

·      Doutorado em psicologia (psicologia clínica), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), 1991;

·      Pós-doutorado em filosofia, Université Catholique de Louvain, UCL, Bélgica, 1996;

·      Pós-doutorado em psicologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (PUC/SP), Brasil, 2005;

·      Pós-doutorado em psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brasil, 2010.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4290-074X

1.     A Clínica psicanalítica entre o individual e o coletivo: o corpo como presença, o sujeito como linguagem e a ética psicanalítica
Este projeto é dedicado à investigação da Ética da Psicanálise diante das condições que hoje se colocam ao tratamento psicanalítico hodierno e seu vínculo com as características sociais contemporâneas. Serão objetos desta pesquisa a psicanálise em três de seus aspectos que se encontram além de suas elaborações teórico-conceituais. Aspectos estes que dizem respeito à uma avaliação da psicanálise em sua ação e inserção. São eles: a psicanálise em sua concepção fundamental de tratamento, isto é, que diz respeito à sua relação com o sujeito da análise; a psicanálise e as associações (formais ou não) que promovem a formação do psicanalista, e, finalmente, mas não menos importante, a inserção da psicanálise na sociedade e na cultura.

O prof. Luiz Augusto M Celes é coordenador da pesquisa.

2.     A escrita como arte do abandono

Pesquisa interdisciplinar realizada na intersecção entre psicanálise e literatura tendo como principais autores estudados Sigmund Freud e Clarice Lispector. Busca-se pensar a escrita como campo privilegiado para transformação subjetiva a partir do abandono de objetos e crenças.

Prof. Luiz Augusto M. Celes é orientador da pesquisa; Profa. Beatriz Santos (Université Paris Diderot) é co-orientadora da pesquisa, e Tainá Hilana Oliveira Pinto é pesquisadora do projeto

3.     Da militância à clínica: a atuação política e a clínica psicanalítica na atenção psicossocial a usuários de álcool e outras drogas.

Pesquisa com o objetivo de estudar o diálogo e os questionamentos mútuos entre a clínica e a política no contexto da atenção psicossocial a usuários de álcool e outras drogas. Utiliza-se a psicanálise – em sua acepção originária e fundamental de tratamento psíquico –, cotejando-a à atenção psicossocial – uma prática clínico-institucional, que tem uma manifesta orientação política.

Prof. Luiz Augusto M. Celes é orientador da pesquisa; Tiago Alves Mirando é pesquisador do projeto.

4.     Ato delituoso e o fazer clínico: reflexões sobre sujeito, crime e a medida de segurança sob o olhar da psicanálise

Pesquisa com a finalidade de debater, sob a perspectiva psicanalítica, as medidas de segurança, os sujeitos que se submetem a elas por decisão judicial e os percalços de um fazer clínico dentro de um Tribunal. Nesta pauta histórica e interdisciplinar, a psicanálise é a interlocutora que pode ensejar reflexões rumo à outra cena frente à novidade da sua concepção de sujeito do inconsciente.

Prof. Luiz Augusto M. Celes é orientador da pesquisa; Jacqueline Reis Demes é pesquisador do projeto.