Prof. Dr. Pedro Henrique Antunes da Costa

 

Os interesses de pesquisa do Prof. Dr. Pedro Costa estão relacionados às interfaces da Psicologia com a realidade latino-americana, a partir dos seguintes âmbitos, temas e discussões: a) Marxismo e Psicologia; b) Psicologia e questão social; c) Psicologia, Estado e políticas sociais; d) Saúde mental, álcool e outras drogas; e) Interfaces entre Psicologia Crítica, Política e Social comunitária; f) Produção de subjetividades no processo de formação social brasileiro/latino-americano: colonização, capitalismo dependente, classe, raça e gênero.

 

Formação acadêmica:

·      Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2013

·      Mestrado em Psicologia, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014

·      Doutorado em Psicologia, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017

 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6035950598297383

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2404-8888

 

Afiliações institucionais:

·      Membro da diretoria nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)

o   Página: https://www.abrapso.org.br/

o   Facebook: https://www.facebook.com/abrapso/

 

Grupo de pesquisa:

·      Pesquisador colaborador do Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e outras Drogas (CREPEIA), da Universidade Federal de Juiz de Fora (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4605837877478208)

o   Página: https://www.ufjf.br/crepeia/

o   Facebook: https://www.facebook.com/geapap/

 

Pesquisas em andamento:

1.     Psicologia, Políticas Sociais e Questão Social

·      O presente projeto de pesquisa objetiva compreender as interfaces da Psicologia com as políticas sociais (saúde, assistência social, segurança pública etc.) na realidade brasileira. São empregados esforços no sentido de compreender: o desenvolvimento das políticas sociais circunscrito ao processo de formação social brasileira; o histórico de consolidação do campo psi e sua inserção nessas políticas; bem como o trato com a “questão social” em suas variadas manifestações (pobreza, desemprego estrutural, violência etc.). Como pano de fundo, temos a discussão sobre o Estado e o modo de produção capitalista à brasileira, a partir da tradição marxista

O Prof. Dr. Pedro Costa é o gestor do projeto.

  

 

2.     “Museu de Grandes Novidades”: as novas-velhas políticas em saúde mental e álcool e outras drogas

·      No presente projeto analisaremos o histórico das políticas nesse campo até chegarmos no presente momento de mudanças e retrocessos. Nesse sentido, são desenvolvidas três frentes de trabalho, que dizem respeito às esferas: (a) do cuidado/assistência, com os impactos e conquistas da Reforma Psiquiátrica brasileira, a incorporação da redução de danos como norte dos processos de cuidado; (b) a da segurança pública, por meio da análise crítica da política de ?Guerra às Drogas?, suas ideologias e motivações, bem como impactos venais; e (c) do trabalho, compreendendo o tráfico de drogas como uma forma de trabalho para parcelas significativas da população, sobretudo as pauperizadas, configurando-se, para estas, como uma forma precária e de superexploração de suas forças de trabalho.

O Prof. Dr. Pedro Costa é o gestor do projeto.

 

3.     Contribuições do pensamento social latino-americano para a Psicologia

·      O presente projeto de pesquisa objetiva estabelecer diálogos para a compreensão da realidade brasileira e latino-americana e seu processo de formação social com o pensamento de importantes autores, como: Manoel Bomfim, José Carlos Mariátegui, Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Caio Prado Júnior, Ruy Mauro Marini, Clóvis Moura, dentre outros. Especificamente, focaliza-se nos processos de formação subjetiva e identitária. Ou seja, como estes autores sinalizam importantes pistas para compreendermos a formação e produção de identidades e subjetividades circunscritas à formação social brasileira? Ademais, cumpre um papel de divulgação destes autores e seus pensamentos para a Psicologia.

O Prof. Dr. Pedro Costa é o coordenador dessa pesquisa.