Profa. Dra. Katia Tarouquella Rodrigues Brasil

Os interesses de pesquisa da Profa. Dra. Katia Tarouquella estão relacionados à área da saúde mental, psicopatologia, violência, corpo e psicanálise. A professora insere suas pesquisas no contexto da clínica contemporânea com destaque para o sofrimento psíquico na perspectiva psicanalítica, o lugar da violência nas relações sociais e de trabalho, vulnerabilidade psíquica e social, relações entre corpo, psiquismo e enquadre clínico. As pesquisas propostas pela professora lançam também um olhar para os desafios da contemporaneidade, inclusive para o sofrimento sócio-político que comprometem e esgarçam os laços sociais.

 

Formação acadêmica:

·      Curso de Graduação /Université Lyon II, 1991

·      Universidade de Brasília 1993

·      Especialização / Université Catholique de Lyon/ 1992

·      Mestrado / Universidade de Brasilia  / 1998

·      Doutorado / Universidade de Brasília /2005

·      Doutorado sanduíche / Conservatoire Nationale des Arts et Métiers (CNAM), Orientação C. Dejours / Franca/ 2005

 

Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/7783057166529024

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3988-0784

 

Afiliações institucionais:

·      Associação Internacional dos especialistas em Psicodinâmica do Trabalho (Association Internationale des Spécialistes en Psychodynamique du Travai - L’ AISPDT) (https://ipdt.fr/)

 

·      Sociedade Psicanalítica de Brasília, ligada a International Psychoanalytical Assocation – IPA (http://www.spbsb.org.br/site/index.php)

 

·      Membro da rede Parentalité Vulnerable

 

Pesquisas em andamento:

1.     Funcionamentos e (des)funcionamentos psicológicos (CFDP) de crianças e adolescentes

A pesquisa em parceria com a Universidade de Rouen (França), pretende identificar os impactos de intervenções preventivas e terapêuticas, para avaliar o potencial de tais dispositivos com vistas a mobilizar o processo de simbolização dos diferentes atores (familiares, crianças e adolescentes). Os objetivos esperados são também de lançar luz sobre os profissionais, tanto em relação aos desafios das situações enfrentadas, quanto em relação as estratégias na construção dos dispositivos (estrutura, métodos de recepção, trabalho com participantes, mediações, produções / narrativas no processo de simbolização. A professora atua na coordenação dessa pesquisa.

 

2.     Corpo, Psicossomática e enquadre clínico

Na perspectiva psicanalítica, a psicossomática aponta para a sobreterminação do corpo biológico que altera a economia do corpo erótico e coloca em risco a saúde somática do sujeito. É necessário sublinhar que procuramos articular o pensar na perspectiva de um trabalho psíquico, não apenas como um processo ligado à economia psíquica do sujeito, mas também aos estados do corpo. Os objetivos é de colocar em destaque os aspectos do enquadre clínico proposto para esses pacientes, de modo a promover um trabalho de perlaboração da experiência do corpo marcada pela experiência de prazer e desprazer, fundamentalmente construído na relação com o outro e pelas solicitações eróticas que deixam marcas no seu inconsciente. A professora é a coordenadora dessa pesquisa.

 

3.     Meninas Velozes: um estudo sobre o ingresso das estudantes da periferia nas engenharias

 

A proposta deste projeto de pesquisa originou-se de um projeto de extensão apoiado na temática de gênero que encontra-se vigente desde 2013, quando professoras e estudantes advindas, em grande parte da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, professoras e estudantes das áreas de sociologia, educação e psicologia, constituíram uma equipe para tratar a questão de gênero nas engenharias de forma interdisciplinar. A ação nasceu da inquietude, de que, na Universidade de Brasília, o percentual de mulheres é de cerca de 20% nas áreas tecnológicas e de engenharias. Os reflexos das relações de gênero no contexto escolar e nas escolhas profissionais se apresentam na seletividade das meninas que, se volta de modo geral, para as disciplinas das áreas humanas e que influenciam nas áreas em que as adolescentes irão se interessar e investir para iniciarem sua vida profissional, tanto que, atualmente, o campo das ciências exatas tem se voltado para a temática de gênero e educação, uma vez que o trabalho na área das exatas é majoritariamente ocupado por homens, o que indica um desafio para a equidade de gênero nessa área. Nessa perspectiva, este trabalho pretende, por meio de uma equipe interdisciplinar, em parceria com uma escola pública de Brasília, investigar as metodologias de ensino-aprendizagem que mobilizam as meninas de periferia a se interessarem para as áreas de ciências exatas e engenharias, bem como os desafios das meninas de periferia da cidade de Brasília, que ingressaram nas engenharias. A professora é colaboradora nessa pesquisa.