EDITAIS PPGPsiCC

 

 

Editais 2024

 

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Editais 2023
Edital PPG-PSICC 04/2023 - Clique aqui
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Editais 2022 
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Profª Drª Liana Fortunato Costa

 

A professora atua como Docente Permanente no PPGPSICC, com interesse em Relações Interpessoais, principalmente nos seguintes temas: família, violência sexual e seus diferentes atores (vítimas, ofensores adolescentes, ofensores adultos) do circuito abusivo, comunidade, adolescência, exclusão social e violência contra a mulher. É orientadora de alunos de Mestrado e Doutorado, revisora de vários periódicos nacionais.

 

Formação acadêmica:

·      Psicóloga pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro em 1972

·      Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília em 1989

·      Especialização em Terapia Conjugal e Familiar pelo CEFAM em 1989

·      Formação em Psicodrama pela ABP em 1989

·      Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo em 1998

·      Pós-doutorado em Psicossociologia - História de Vida, pela Universidade Federal Fluminense sob a orientação da Professora Doutora Teresa Cristina O. Carreteiro.

·      Pós-doutorado em Violência Sexual contra Meninos pela Universidade Federal de São Carlos, sob a orientação da Professora Doutora Lucia de Albuquerque Williams da Universidade Federal de São Carlos.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0374051864999315

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7473-1362

 

Pesquisas em andamento:

 

1.     Polivitimização de meninos abusados sexualmente: os profissionais, as vítimas e os familiares

Esta pesquisa diz respeito a um projeto de doutorado de Amanda Pinheiro Said sobre o reconhecimento dos sentidos construídos por profissionais das áreas de atendimento de meninos polivitimizados sobre a significação dessa violência. As áreas são: saúde, assistência social, educação, justiça. Inclui-se ainda as vítimas adolescentes polivitimizadas e seus familiares. Espera-se propor modo de avaliação e atendimento a esta população na rede de saúde do DF.

A Profa. Dra. Liana F Costa é orientadora da doutoranda que coordena essa pesquisa.

 

2.     O adolescente que cometeu ofensa sexual: proteção, vínculos familiares e avaliação das vulnerabilidades.

Esta pesquisa ação tem seu andamento no Programa de Atendimentos à Violência (PAV) pertencente a Secretaria de Saúde do GDF. Busca-se conhecer quais os contextos de proteção e vulnerabilidades nos quais o adolescente transita: família, comunidade, pares, escola. Trata-se de uma pesquisa de mestrado conduzida por Andrea Schettino Tavares.

A Profa. Dra. Liana F Costa é orientadora da mestranda que coordena essa pesquisa.

 

3.     O adolescente que cometeu ofensa sexual: responsabilização jurídica e significação da medida socioeducativa aplicada

A pesquisa é coordenada por Kárita Raquel Bastos e teve sua realização no contexto do cumprimento de medidas socioeducativas que compreende a trajetória do adolescente que cometeu ofensa sexual desde sua apreensão até o cumprimento da medida aplicada.

A Profa. Dra. Liana F Costa é orientadora da doutoranda que coordena essa pesquisa.

 

4.     Avaliação e intervenção junto ao adulto autor de ofensa sexual contra crianças e adolescentes

Trata-se de projeto realizado por Raiane Nunes Nogueira e se trata de uma etnografia junto aos grupos de intervenção psicossocial e às entrevistas familiares efetuadas durante o atendimento de adultos ofensores sexuais no programa PAV da Secretaria de Saúde do GDF. O interesse é conhecer as distorções cognitivas produzidas nas interações observadas: as interações grupais ocorridas durante o atendimento psicossocial e as interações familiares ocorridas durante as entrevistas de avaliação da dinâmica familiar do ofensor. 

A Profa. Dra. Liana F Costa é orientadora da mestranda que coordena essa pesquisa.

 

Profa. Dra. Sheila Giardini Murta

 

Os interesses de pesquisa da Profa. Sheila Giardini Murta estão relacionados à área de promoção da saúde mental e prevenção de agravos e riscos à saúde mental. Seu trabalho centra-se no desenvolvimento e a avaliação de intervenções preventivas e promotoras de saúde para populações em diferentes transições desenvolvimentais, ao longo do ciclo de vida, e em contextos diversos. As intervenções estudadas utilizam estratégias diversas, como oficinas participativas, intervenções breves, grupos psicoeducativos, educação de pares, visitas domiciliares e intervenções personalizadas mediadas via internet. Suas pesquisas exploram diferentes fases do processo de design, avaliação e difusão de intervenções. Busca-se estreita interlocução com políticas públicas afins ao campo da saúde mental. Comumente, faz uso de métodos mistos e múltiplas teorias.

 

 

Formação acadêmica:

·      Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 1995

·      Especialização em Análise Política e Políticas Públicas, Universidade de Brasília, 2013

·      Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento, Universidade de Brasília, 1998

·      Doutorado em Psicologia Social e do Trabalho, Universidade de Brasília, 2005

·      Estágio de doutorado sanduíche, Queensland University of Technology, Austrália, 2004

·      Pós-doutorado, Universidade Federal de São Carlos (2009), University of Maastricht, Holanda (2013-2014), Oxford Brookes University, Reino Unido (2019).

 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3872050473238370

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5515-5219

 

Afiliações institucionais:

·      Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde – BRAPEP (Gestão 2019-2020) (http://brapep.org.br/)

·      Membro do Grupo de Trabalho Relações Interpessoais e Competência Social da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP)

 

Grupo de pesquisa:

·      Coordena o Grupo de Estudos em Prevenção e Promoção da Saúde (GEPPSVida), UnB (http://www.geppsvida.com.br/)

 

Projeto de extensão:

·      Integra o Estágio Interprofissional para promoção da saúde e prevenção à violência sexual em escolas e comunidades, UnB, desde 2017.

o   Trata-se de um projeto que integra docentes e estudantes de graduação e, eventualmente, pós-graduação das áreas de Saúde Coletiva, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Farmácia, Medicina e Bioética. O projeto tem por objetivo desenvolver habilidades e competências nas ações de educação e promoção da saúde, com ênfase na promoção da cultura da paz e prevenção da violência, e oportunizar a prática cotidiana da gestão e do trabalho interprofissional e intersetorial entre saúde, educação e rede social.

 

Pesquisas em andamento:

1.     Coconstrução e avaliação de viabilidade de uma intervenção familiar para prevenção do abuso de drogas

·    Os adolescentes brasileiros são cotidianamente expostos a fatores de risco à saúde relativos ao ambiente familiar que, em conjunto com outros fatores, aumentam o risco de uso problemático de álcool e outras drogas. Estudos com intervenções preventivas para adolescentes no Brasil são centrados, em sua maioria, no âmbito escolar e menos frequentes são as intervenções preventivas focadas no fortalecimento de fatores protetivos familiares. O presente projeto pretende suprir esta lacuna, ao propor o desenvolvimento sistemático de uma intervenção culturalmente customizada para prevenção ao abuso de drogas em adolescentes e fortalecimento de fatores protetivos familiares, destinada a famílias em situação de vulnerabilidade. Este projeto compreende três estudos e almeja (a) examinar  necessidades para subsidiar o desenvolvimento de uma intervenção para prevenção ao abuso de drogas em adolescentes e fortalecimento de fatores protetivos familiares em famílias em desvantagem econômica (Estudo 1), (b) construir a intervenção propriamente dita  e descrever sua aceitabilidade, com base no modelo de coconstrução de intervenções (Estudo 2) e  (c) investigar a viabilidade da intervenção desenvolvida como parte dos serviços de proteção social básica (Estudo 3). Delineamentos metodológicos qualitativos e participativos são propostos, com uso do modelo de coconstrução de intervenções e estudos de viabilidade. Espera-se que este projeto, além de resultar na criação de uma tecnologia psicossocial inovadora, atenda a metas de formação de recursos humanos, ensino, publicações e internacionalização.

             A Profa. Dra. Sheila Giardini Murta é a coordenadora do projeto.

 

 

2.    Avaliação de necessidades, usabilidade e eficácia de uma intervenção personalizada mediada por internet para prevenção à violência no namoro

·   Namoros violentos são fatores de risco para o estresse pós-traumático, depressão, abuso de substâncias, violência conjugal e transmissão intergeracional da violência. Deste modo, medidas preventivas são necessárias. Este projeto tem por meta principal desenvolver e avaliar uma intervenção personalizada mediada pela internet para a prevenção à vitimização por violência no namoro entre adolescentes. A intervenção adotará o Modelo Integrado de Mudança de De Vries e colaboradores, que preconiza mudanças em conhecimento, atitudes, influência social, autoeficácia, planos de ação e habilidades como meios para se promover comportamentos de saúde. Serão conduzidos dois estudos: no Estudo 1, serão avaliados os determinantes psicossociais da violência no namoro. Este será um estudo de avaliação de necessidades que irá subsidiar o desenvolvimento da intervenção, na etapa posterior. Será transversal e fará uso de grupos focais e entrevistas. Serão conduzidos oito grupos focais com adolescentes e jovens universitários recrutados independente de sua experiência de violência no namoro e, aproximadamente, dez entrevistas com participantes vítimas e perpetradores de violência no namoro.  Análises temática dedutiva será usada na análise dos dados. No Estudo 2, serão feitas avaliações de usabilidade e eficácia da intervenção.  A intervenção será oferecida a uma amostra de 1800 jovens que estejam namorando e tenham história de exposição a práticas parentais violentas e testemunho à violência interparental. Consistirá em três sessões online, com intervalo de 24 horas entre elas, quando os participantes responderão a questionários e, com base em suas respostas, receberão feedbacks e orientações personalizadas. Será usado o software Tailor Builder para se proceder à randomização dos participantes e customização das orientações para cada um deles. O conteúdo da intervenção será centrado no conhecimento acerca da violência no namoro, atitudes de não aceitação à violência no namoro, percepção de modelos de relação amorosa não violentos, autoeficácia e planos de ação para não submeter-se à violência, não praticá-la e adotar habilidades de resolução de problemas interpessoais em conflitos no namoro. Um delineamento experimental será usado, com grupo intervenção (N = 900) e grupo controle (N= 900), e avaliação de follow-up aos 3, 6 e 12 meses após a intervenção. Nestas ocasiões, serão avaliados efeitos sobre atitudes acerca da violência no namoro, habilidades de manejo de conflitos e vitimização por violência no namoro, em suas manifestações física, sexual e psicológica. Os dados serão analisados por meio de estatística descritiva e análise de variância multivariada (MANOVA).

A Profa. Dra. Sheila Giardini Murta é a coordenadora do projeto.

 

3.     Protagonismo juvenil para o desenvolvimento sustentável na saúde mental

·    Para alcançar o objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS)  de “promoção de bem-estar para todos”, nós iremos engajar adolescentes no design de estratégias inovadoras de promoção da saúde e políticas de saúde. Trabalhando em estreita colaboração com um comitê consultivo de jovens no Brasil / Distrito Federal, este projeto tem um duplo objetivo: (1) conduzir um mapeamento preliminar da compreensão e aspirações de adolescentes relativas à agência no contexto da promoção da saúde mental e (2) desenvolver e testar uma ferramenta digital (um chatbot de contação de estórias) voltado para a avaliação e fortalecimento do senso de agência de adolescentes para a promoção de bem-estar. Esperamos que este projeto avance nossa compreensão da agência de adolescentes na saúde mental e, eventualmente, contribua para o alcance de um futuro saudável e sustentável para a juventude brasileira.

A Profa. Dra. Sheila Giardini Murta compartilha a coordenação deste projeto com a Profa. Ilina Singh (Universidade de Oxford, Reino Unido).

 

 

4.     Guardiões: construindo um programa de prevenção do suicídio na universidade

·    O suicídio entre jovens é um grave problema de saúde pública, sendo a segunda causa de mortalidade entre jovens de 15 a 29 anos no país. No entanto a pesquisa nesse campo de prevenção é incipiente no Brasil, indicando a necessidade de desenvolvimento de programas de prevenção embasadas em evidências no contexto nacional. Em estudantes universitários, a ideação suicida deve ser compreendida considerando-se o momento de vida destes sujeitos, marcado por questões de desenvolvimento, pedagógicas e sociais. A literatura aponta que os programas de prevenção do suicídio implementados em estabelecimentos de ensino utilizam uma ou mais das seguintes estratégias: psicoeducação, gatekeepers e triagem. Estudos não encontraram experiências consistentes de prevenção ao suicídio de jovens universitários com estudos baseados em evidência no Brasil. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um programa de prevenção ao suicídio voltado para os estudantes universitários de graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), avaliando e os seus efeitos na conduta suicida e comportamentos de busca de ajuda. Planeja-se conduzir uma pesquisa do tipo pesquisa participativa baseada na comunidade, em três etapas: avaliação de necessidades, desenvolvimento da intervenção e avaliação de eficácia. Espera-se contribuir para a geração de ferramentas promotoras de saúde na universidade e para o avanço do estado da arte sobre intervenções para prevenção ao suicídio produzidas nacionalmente e sistematicamente avaliadas.

A Profa. Dra. Sheila Giardini Murta é orientadora da doutoranda que coordena essa pesquisa.

 

5.     Masculinidade e relações de namoro: viabilidade de intervenções para prevenção à violência

·    Visando enfrentar o problema da violência no namoro, diversos trabalhos que abordam a prevenção dessa forma de violência têm sido desenvolvidos nos últimos anos. Esse trabalho foca na questão da masculinidade e na participação dos homens, praticantes de formas mais graves de violência, ao mesmo tempo que demonstram menor adesão aos programas. O objetivo deste estudo é desenvolver um estudo de viabilidade de um programa de prevenção à violência masculina no namoro, visando apreender elementos que impactem a participação masculina e a sustentabilidade de tal programa. Como método é esperado a aplicação de questionários, entrevistas e técnicas de construção participativa (individuais e em grupo) com adolescentes e jovens adultos do sexo masculino, com pais e profissionais (professores, educadores, profissionais de saúde), avaliando fatores que impactam a adesão dos sujeitos e temas de relevância para eles. O resultado esperado é a criação de um conjunto de diretrizes sobre elementos que impactam a adesão masculina em programas de prevenção à violência no namoro, com possibilidade de generalização para outros programas de prevenção que encontram baixa adesão masculina.

             A Profa. Dra. Sheila Giardini Murta é orientadora do doutorando que coordena essa pesquisa.

 

 

6.     Empoderamento de mulheres negras: investigação de mecanismos e diretrizes para intervenções

·    Na sociedade brasileira, as mulheres negras se deparam cotidianamente com muitos fatores que contribuem para o desempoderamento, afetando condições de vida e de saúde. Isso posto, o objetivo deste projeto é identificar mecanismos e elaborar diretrizes para intervenções que objetivem favorecer o empoderamento de mulheres negras no âmbito da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Trata-se de um estudo qualitativo fundamentado na abordagem psicossocial, teorias sobre empoderamento e estudos das relações raciais. As principais questões que orientam a pesquisa são: quais são os mecanismos que favorecem o empoderamento das mulheres negras nos níveis micro, meso e macro? Quais elementos relativos à alcance, efetividade, adoção, implementação e manutenção devem orientar as intervenções para empoderamento de mulheres negras na PNAS, com base no framework RE-AIM? Quais diretrizes devem ser adotadas para planejar e implementar intervenções para promoção de empoderamento de mulheres negras na PNAS? A pesquisa está sendo desenvolvida por meio de três estudos conduzidos nos estados de Goiás, Pernambuco e Distrito Federal. Até o momento, participaram da pesquisa 22 mulheres, predominantemente negras, agrupadas em: a) especialistas nos estudos das relações raciais e integrantes de movimentos sociais; b) usuárias da política de assistência social; c) gestoras de equipamentos da assistência social; d) gestoras da PNAS no nível nacional. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais. A análise de dados será feita por meio de análise temática. Acredita-se que o estudo trará relevante contribuição para o campo de intervenções e políticas públicas para promoção de empoderamento de mulheres negras.

             A Profa. Dra. Sheila Giardini Murta é orientadora da doutoranda que coordena essa pesquisa.

 

 

7.     Intervenções para a promoção de perdão: necessidades, processo e efeitos.

·    O perdão está associado à promoção e manutenção da saúde mental, pois sendo considerado como a capacidade de ultrapassar a mágoa, o ressentimento ou a vingança dirigida a um ofensor, atua diretamente no processo interno de regulação de emoções, visando reduzir ou eliminar essas emoções negativas e os desejos de vingança. A literatura especializada na área indica, no cenário nacional, uma escassez de intervenções para promoção de perdão em contextos de promoção da saúde e prevenção, sistematicamente desenvolvidas. Assim sendo, o presente projeto tem como objetivo preencher essa lacuna ao propor o desenvolvimento e avaliação de uma intervenção para promoção do perdão no contexto de promoção da saúde e prevenção. Realizou-se uma revisão de escopo sobre os achados de revisões sistemáticas e metanálises no que se refere à eficácia deste tipo de intervenção. Os resultados dos estudos lançam luz sobre os preditores de eficácia de intervenções para promoção do perdão, sugerindo que os melhores resultados estão associados a intervenções que tiveram como base os modelos teóricos de Enright e REACH, àquelas dirigidas coma ofensas mais severas e específicas, entregues individualmente ou em grupos homogêneos e em ao menos 6 encontros. Também foram realizadas entrevistas com profissionais de saúde e especialistas da área, cujo resultados sugerem que intervenções dessa natureza são vistas como socialmente válidas e que podem ser consideradas viáveis, efetivas e sustentáveis se apresentarem caraterísticas como: (a) equipe de facilitadores capacitada, (b) planejamento feito em equipe multidisciplinar, (c) objetivos alinhados aos valores da organização, (d) procedimentos teoricamente embasados e (e) mecanismos múltiplos de avaliação. Os estudos posteriores, que complementam este projeto pretendem ainda conhecer qual é o percurso metodológico para o desenvolvimento sistemático de uma intervenção para promoção de perdão baseada em evidências empíricas no contexto de promoção da saúde e prevenção e quais as evidencias de aceitabilidade e eficácia esta intervenção apresenta. Espera-se contribuir para a produção de conhecimento na área, fomentar novos estudos sobre o tema e ampliar os serviços de prevenção e promoção da saúde mental, com a oferta de intervenções baseadas em evidências.

             A Profa. Dra. Sheila Giardini Murta é orientadora do doutorando que coordena essa pesquisa.

 

8.     Sobre amar e socioeducação: um estudo descritivo com as adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação

·    A pesquisa tem por objetivos (a) analisar a produção científica que trata das implicações do namoro sobre o cometimento de atos infracionais e cumprimento de medida socioeducativa; (b) compreender como as relações amorosas se configuram em risco para o envolvimento em atos infracionais das adolescentes; e (c) ompreender como se manifesta a violência em relacionamentos amorosos de adolescentes do sexo feminino no contexto de Internação Socioeducativa.  A pesquisa adotará o modelo bioecológico como teoria de base e a inserção ecológica como método. Espera-se gerar subsídios que orientem estratégias preventivas e qualifiquem políticas públicas para adolescentes e jovens.

  A Profa. Dra. Sheila Giardini Murta é orientadora do mestrando que coordena essa pesquisa.

 

9.     A sustentabilidade do Programa Famílias Fortes no Brasil

·    O Programa Famílias Fortes (PFF) é uma versão adaptada do Strengthening Families Program (SFP 10-14), uma intervenção focada na família e criada internacionalmente para prevenção do abuso de drogas e comportamentos de risco na adolescência. Esta intervenção foi adotada em 2013 pelo Ministério da Saúde e implementada em diversos estados brasileiros entre os anos de 2013 e 2017. O público-alvo compreendeu famílias de contextos vulneráveis acessadas por meio do Centros de Referência em Assistência Social e outros serviços públicos afins. Retirados os recursos financeiros e humanos que apoiavam a sua implementação, indaga-se o que restou nos municípios da experiência de implementação do PFF e o que favoreceu os desfechos de presença ou ausência de sustentabilidade. Esta pesquisa tem por objetivos identificar condições facilitadoras e dificultadoras da sustentabilidade do Programa Famílias Fortes no Brasil. Questionários serão usados com gestores locais envolvidos na implementação do PFF. Os achados deste estudo poderão orientar o design, a implementação e a difusão de outros programas preventivos que possam compor o leque de instrumentos de políticas públicas para famílias em contextos de recursos escassos.

  A Profa. Dra. Sheila Giardini Murta é orientadora da mestranda que coordena essa pesquisa.

 

Prof. Dra. Silvia Renata Magalhães Lordello Borba Santos

 

Os interesses de pesquisa da Prof. Dra. Silvia Lordello estão relacionados às áreas de psicologia clínica e social-comunitária, em interfaces com a saúde e o desenvolvimento humano. A professora desenvolve estudos sobre intervenções psicossociais e com populações vulneráveis em diferentes contextos, abordando temas como: violências, acolhimento institucional e socioeducação. A psicoterapia com crianças, adolescentes e famílias na perspectiva sistêmica, bem como políticas públicas que envolvam infância e da adolescência também se encontram entre os temas presentes em seus trabalhos.

 

Formação acadêmica:

·      Graduação em Psicologia, Universidade de Brasília, 1995.

·      Graduação em Pedagogia, Universidade de Brasília, 1990.

·      Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento, Universidade de Brasília, 1997.

·      Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Universidade de Brasília, 1999.

·      Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura, Universidade de Brasília, 2013.

 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4220453020134352

ORCID: https:// orcid.org/ 0000-0002-8287-7257

 

 

Afiliações institucionais:

·      Membro da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Álcool e outras Drogas - ABRAMD (https://www.abramd.org/)

·      Membro da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (https://www.abpd.psc.br/)

·      Membro do Grupo de Trabalho Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) (https://www.cadastro.anpepp.org.br/grupotrabalho/view?ID_GRUPO_TRABALHO=79)

 

Grupo de pesquisa:

·      Coordena o Grupo de Pesquisas em Intervenções Psicossociais (GPIP/UnB)

·      Descrição: Projeto que visa o desenvolvimento de intervenções psicossociais voltadas aos diferentes públicos que representam populações vulneráveis, como grupos LGBTs, adolescentes em relacionamentos violentos, mulheres vítimas de sexting e adolescentes que cometeram atos infracionais, entre outros.

Produções originadas:

·      Comunidade e identidade LGBT: avaliação de necessidades na perspectiva dialógica-narrativa (Matheus da Silva Neves)/ Apoio: CAPES

·      Prevenção à Violência no Namoro: avaliação de necessidades e desenvolvimento de intervenção (Tainah Maria Santos)/ Apoio: CNPQ

2.

 

Projeto de extensão:

·      Coordena o Grupo de Atendimento Psicológico Sistêmico a Crianças, Adolescentes e Famílias no Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (CAEP), UnB, desde 2015.

 

Pesquisas em andamento:

 

1.     O atendimento familiar no sistema socioeducativo: percepções dos profissionais que atuam em liberdade assistida

·      A presente pesquisa refere-se à dissertação de mestrado da pedagoga Luciana Maria Damasceno, e objetiva compreender os procedimentos e aspectos envolvidos nos atendimentos familiares que são realizados no contexto das medidas socioeducativas em meio aberto, sob a análise da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TDBH). Espera-se discutir, a partir dos resultados obtidos, potencialidades desse tipo de atendimento colaborando para sua visibilidade nas políticas públicas alusivas ao Sistema Nacional de Socioeducação (SINASE).

A prof. Dra. Silvia Lordello é orientadora da mestranda que coordena essa pesquisa.

 

2.     Empregabilidade de travestis, transexuais e não-binários: uma avaliação de necessidades

·      A presente pesquisa refere-se à dissertação de mestrado da psicóloga Stephanie Moreira Gutierres, e visa realizar uma avaliação de necessidades, que corresponde à primeira etapa da intervenção psicosssocial no que tange aos aspectos envolvidos na empregabilidade de travestis, transexuais e não-binários, população que enfrenta grande preconceito nesse campo. Espera-se aprofundar os resultados obtidos na abordagem com os participantes sobre seus impactos e propor modelos lógicos e delineamentos de intervenções psicossociais que possam ser efetivas com esse público e com seus potenciais empregadores.

A prof. Dra. Silvia Lordello é orientadora da mestranda que coordena essa pesquisa/Apoio: CAPES.

 

3.     Exposição do Sexting e Violência de Gênero: como o slut-shaming impacta meninas adolescentes

·      A presente pesquisa refere-se à dissertação de mestrado da psicóloga Lara de Souza Feitosa e visa investigar sobre a percepção do fenômeno do sexting no cenário internacional e nacional, identificando impactos que sua exposição promove quando associados à violência de gênero. Espera-se poder aprofundar, com base nos resultados obtidos, sobretudo no panorama nacional, nas possíveis intervenções preventivas aos seus riscos à saúde mental, bem como subsidiar políticas públicas que envolvam o tema.

A prof. Dra. Silvia Lordello é orientadora da mestranda que coordena essa pesquisa. Apoio: CAPES.

 

4.     Percepções a respeito da Violência Obstétrica em diferentes grupos: mães, não mães e profissionais que assistem o parto.

·      A presente pesquisa refere-se à dissertação de mestrado da psicóloga Luciana Andrade Rocha Nery e visa investigar as percepções sobre Violência Obstétrica de diferentes grupos: profissionais da saúde que assistem a mulher durante o ciclo gravídico-puerperal, mulheres mães e mulheres não mães. Tendo em vista as dificuldades para o reconhecimento de violências identificadas pela OMS e/ou Ministério da Saúde somado ao fato de que a pandemia do COVID-19 mudou a percepção das mulheres mães sobre a violência obstétrica, pretende-se que os resultados e sua discussão permitam aprofundamento na temática para subsidiar normativas e documentos oficiais que difundam esse conhecimento para alcançar toda a população.

A prof. Dra. Silvia Lordello é orientadora da mestranda que coordena essa pesquisa.

 

5.     Análise das representações sociais gendradas reproduzidas pelos operadores de direito sobre as mulheres vítimas de violência doméstica.

·      A presente pesquisa refere-se à dissertação de mestrado da psicóloga Paola Luduvice e visa compreender as especificidades do diálogo processual entre as mulheres vítimas de violência e os profissionais do direito, diante do pedido de retirada das medidas protetivas de urgência pelas mulheres vítimas de violência doméstica. Espera-se, como desfecho, enumerar os fatores de retirada das medidas protetivas, categorizar os dilemas elencados pelos promotores de justiça nesse cenário e recolher indicadores capazes de influenciar sua atuação nesses casos, com a intenção de difundir conhecimento que possa dar subsídios para decisões do órgão e das políticas para mulheres e colaborar com o combate à violência.

A prof. Dra. Silvia Lordello é orientadora da mestranda que coordena essa pesquisa.

 

 

6.     Fatores motivadores para a busca por militância em coletivos feministas na Universidade.

·      A presente pesquisa refere-se à dissertação de mestrado da psicóloga Jacyara Caldas e sua proposta é investigar a prática da militância social, identificando pontos que implicam na saúde mental. Uma vez percebida a situação em que se encontram os coletivos feministas e a importância e o potencial do agir em grupo, os coletivos existentes na Universidade poderão propor transformações futuras para amenizarem sofrimentos psíquicos de seus membros, o que será publicizado para que outros coletivos possam se beneficiar com os conhecimentos produzidos.

     A prof. Dra. Silvia Lordello é orientadora da mestranda que coordena essa pesquisa.

 

7.     Microssistemas escola e família no processo clínico de crianças com Transtorno do Especctro Autista

·      A presente pesquisa refere-se à dissertação de mestrado da psicóloga Tereza Dantas e visa investigar aspectos presentes no atendimento psicológico de crianças com TEA, realizadas à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano e da Perspectiva Clínica Sistêmica. Espera-se construir subsídios para um protocolo de atendimento que privilegie a análise dos processos proximais e que estabeleça uma base sistêmica para o desenvolvimento das intervenções neste campo

A prof. Dra. Silvia Lordello é orientadora da mestranda que coordena essa pesquisa.

 

 

8.     Possibilidades de atendimento a situações de violência na Política Pública de Assistência Social

·      A presente pesquisa refere-se à tese de doutorado da psicóloga Aline Rose Pinho que visa construir estratégias de atendimento grupal voltados para adolescentes que vivenciaram situações violência intrafamiliar atendidos pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) do Distrito Federal. Espera-se propor, com base nos resultados obtidos, capacitações para executores das políticas do SUAS, que difundam o conhecimento produzido como intervenções.

A prof. Dra. Silvia Lordello é orientadora da doutoranda que coordena essa pesquisa.